Cartões Bancários

Na qualidade de processadora do Sistema de Pagamentos Angolano, a EMIS presta um conjunto de serviços tanto a emissores do Cartão MULTICAIXA, VISA e MASTERCARD como a adquirentes (acquirers) de cartões das marcas MULTICAIXA, VISA e MASTERCARD. A EMIS encontra-se em fase de preparação para suportar igualmente a emissão de outros cartões de marca internacional (AMEX, UNION PAY)

Emissão

A EMIS é o processador de emissão, procedendo à produção lógica dos cartões incluindo realização dos cálculos de segurança e a gestão da Base de Dados de cartões da rede, após o que desencadeia a produção física dos cartões e das respectivas cartas de PIN.

O serviço é iniciado no banco emissor, com a atribuição de um cartão a um cliente bancário, mediante associação do cartão bancário a uma conta de depósitos à ordem. Com esse cartão é facultado ao titular da conta o acesso a serviços de pagamento electrónicos, sendo a sua autenticação feita sempre através do PIN.

A oferta actual da EMIS cobre toda a cadeia de valor de emissão e processamento de cartões (débito, crédito ou pré-pagos) das marcas internacionais VISA e MASTERCARD e da marca doméstica MULTICAIXA.

Aceitação

No âmbito da aceitação na Rede MULTICAIXA, a EMIS presta serviços que vão desde o processamento de transacções em cenários simples (por exemplo, o baseado em limites associados a cartões) ou mais complexos (com o recurso a uma ligação em tempo real para autorizar a operação).

Todos os bancos participantes do sistema MULTICAIXA são considerados aceitantes de cartões desta marca. Assim, o aceitante MULTICAIXA garante a aceitação do Cartão MULTICAIXA, tanto nos CA por si apoiados, como nos terminais da Rede MULTICAIXA, instalados nos estabelecimentos com os quais o aceitante tem acordo.

O conceito de rede de aceitação partilhada permite que o Cartão MULTICAIXA seja de aceitação universal, ou seja, independentemente de quem é o banco emissor, o cartão é sempre aceite em qualquer CA ou TPA da rede.

Marcas Aceites na Rede MULTICAIXA

Actualmente na Rede MULTICAIXA são aceites cartões das seguintes marcas:

  • MULTICAIXA
Cartões emitidos por bancos emissores participantes no Subsistema MULTICAIXA. Estes cartões são considerados on-us e os seus BINs são conhecidos na rede, sendo possível aos respectivos emissores definir (por posicionamento de parâmetros na EMIS) as operações disponibilizadas nos CA para cada BIN.
  • Visa

Emissão Internacional - Cartões emitidos por bancos membros do Sistema de Pagamentos Internacional VISA. Estes cartões são considerados not-on-us, pelo que não têm acesso às operações de valor acrescentado do Sistema MULTICAIXA. Estes cartões têm disponível apenas as operações de levantamento e de consulta de saldos.

Emissão Domestica - Cartões emitidos por bancos angolanos participantes no Subsistema MULTICAIXA. Estes cartões são considerados on-us. Estes cartões têm disponível apenas as operações de levantamento e de consulta de saldos, consulta de movimentos, consulta de extracto e a alteração de PIN.

  • Mastercard

Emissão Internacional - Cartões emitidos por bancos membros do Sistema de Pagamentos Internacional Mastercard. Estes cartões são considerados not-on-us, pelo que não têm acesso às operações de valor acrescentado do Sistema MULTICAIXA. Estes cartões têm disponível apenas as operações de levantamento e de consulta de saldos.

Emissão Domestica - Cartões emitidos por bancos angolanos participantes da Subsistema MULTICAIXA. Estes cartões são considerados on-us. Estes cartões têm disponível apenas as operações de levantamento e de consulta de saldos, consulta de movimentos, consulta de extracto e a alteração de PIN.

Os terminais automatizam muitas funções bancárias permitindo aos portadores de cartões MULTICAIXA e de marcas internacionais VISA, MASTERCARD, efetuar operações com total comodidade.

A rede de terminais (Caixas Automáticos e Terminais de Pagamento Automático) cobre todo o território nacional e está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.

A EMIS disponibiliza um serviço de apoio e consultoria na correção de situações contabilísticas decorrentes de anomalias na realização de operações (Regularizações). Uma prestação de serviço de qualidade baseada numa equipa com experiência e know-how nas componentes de emissão e acquiring das reclamações, que minimiza os riscos de execução e garante elevados níveis de qualidade de serviço.

Câmara de Compensação Automatizada de Angola (CCAA)

Por determinação do BNA, a EMIS opera a Câmara de Compensação Automática de Angola que suporta para além da Compensação de Cartões Bancários, as Transferências a Crédito, a Compensação de Cheques e num futuro próximo os Débitos Directos.

Saber mais

Compensação Interbancária

A compensação interbancária das operações efectuadas na Rede MULTICAIXA é uma componente essencial no modelo adoptado para o Sistema de Pagamentos Angolano. Neste modelo, a EMIS processa a compensação, por delegação do BNA e este actua como banco de liquidação.

Saber mais

Data Center Housing

O serviço de Data Center Housing consiste no alojamento de equipamentos informáticos de terceiros em espaço seguro e infra-estruturado, com energia e climatização de alta disponibilidade.

Este serviço permite aos Clientes da EMIS colocar os seus servidores e equipamentos num Datacenter moderno e seguro, assegurando assim uma operação segura, 24x7x365, com elevada performance, fiabilidade e escalabilidade.

Caixa Automático

  • Levantamento de Numerários
    • O titular de um cartão bancário de Débito ou Pré-pago MULTICAIXA, pode levantar dinheiro (notas) da conta associada ao cartão, a qualquer hora e a qualquer momento;
    • A Rede MULTICAIXA dispensa valores entre 500 Kz a 5.000 Kz sendo o montante máximo por operação 25.000 Kz e por dia 50.000 Kz;
    • O titular de um cartão da marca VISA ou MASTERCARD emitido por bancos estrangeiros (os chamados cartões Not On Us) poderá levantar notas no valor permitido pelo seu banco emissor. Esta operação está disponível em cinco línguas.
    • O cliente pode imprimir, ou não, o talão referente a esta operação
  • Levantamento a Crédito
    • O titular de um cartão bancário de crédito de marca VISA ou MASTERCARD On Us pode levantar dinheiro (notas) da conta associada ao cartão, a qualquer hora e a qualquer momento;
    • A Rede MULTICAIXA dispensa valores entre 500 Kz a 5.000 Kz sendo o montante máximo por operação 25.000 Kz e por dia 50.000 Kz;
    • O cliente pode imprimir, ou não, o talão referente a esta operação.
  • Consulta de Saldos
    • Permite a consulta ao saldo da conta associada ao cartão que está a utilizar, directamente no ecrã ou no talão.
  • Consulta de Movimentos
    • Proporcionamos a consulta aos últimos 10 movimentos da conta associada ao cartão que está a ser utilizado.
  • Consulta de Posição de Extracto
    • Permite a consulta da dívida a pagamento associada a um cartão de crédito
  • Consulta de IBAN
    • O utilizador pode obter o Número Internacional de Conta Bancária (IBAN) da conta de pagamento associada ao seu cartão
  • Segunda Via do Talão
    • Obter uma 2.ª via de um talão de uma determinada operação realizada na Rede MULTICAIXA. Só estará disponível nos 180 dias após a realização da operação desse mesmo ano.
  • Alteração do Código Secreto
    • Permite alterar o código secreto associado ao cartão/ PIN
  • Transferências Bancárias
    • O titular de um cartão de pagamento pode dar uma ordem de transferência de fundos para uma conta sedeada na mesma instituição ou numa instituição diferente, desde que participante na Rede MULTICAIXA. Para realizar esta operação, o cliente deve indicar o IBAN (Número Internacional de Conta Bancária) de destino.
  • Pedido de Livro de Cheques
    • O titular de um cartão de pagamento pode requisitar cadernetas de cheques
  • Pagamento de Serviços
    • Permite aos titulares da Rede MULTICAIXA a possibilidade de  efectuarem os pagamentos de bens ou serviços adquiridos junto de varias empresa. São disponibilizados  serviços de pagamento por sector de negócio das entidade aderentes ao serviço em causa:
    • Pagamentos por Referência: o cliente tem a possibilidade de pagar as suas facturas ou serviços por Número de Entidade, Número de Referência e Montante a pagamento das seguintes entidades:
      1. Jardim das Orquídeas (florista);
      2. Pagamento de Facturas da Movicel;
      3. BICOT (venda de livros nacionais online);
      4. Universal Seguros (seguradora);
      5. Quiosque Nova Vaga;
      6. ProxyPay (produto da facilitadora tecnológica TimeBoxed);
      7. KEROMORAR
      8. Tv Cabo
      9. Kompletus, LDA (venda de artigos online);
      10. Protejja Seguros (seguradora);
      11. PTA-ÁGUAS, LDA (empresa de água);
      12. Feel Angola (portal de sites de venda de artigos diversos online);
      13. Charme Tours (agência de viagem);
      14. Grupo Kindelbit Inovação, LDA;
      15. Nectar dos Deuses (venda de vinhos online);
      16. Kilapi (venda de artigos online);
      17. Intours (agência de viagem);
      18. Helvip (instituição de educação - colégio);
      19. Unibelas (universidade);
      20. Colégio Anuarite;
      21. Escritório da pequenada (ATL);
      22. Grupo AVD, LDA;
      23. ENSA (seguradora);
      24. ZAP;
      25. Mundial Seguros, S.A. (seguradora);
      26. Global Seguros (seguradora);
      27. Nossa Seguros (seguradora);
      28. Pagamento de Facturas da Sonangol Distribuidora;
      29. BAYQI (venda de artigos online);
      30. Centralidade Horizonte;
      31. O meu Stand;
      32. Imprensa Nacional;
      33. Pagamento de Facturas da Angola Telecom;
      34. Pós-pagos ENDE;
      35. NCR.
      Pagamentos ao Estado: O utilizador pode efectuar pagamentos ao Estado:
      1. Taxa de Circulação;
      Televisão:
      1. DSTv;
      2. ZAP;
      3. Tv Cabo.
      Imobiliárias:
      1. Projecto Habitacional do Estado (Imogestin);
      Serviços Públicos: O utilizador pode efectuar pagamentos ao Sector Público:
      1. EASB (Empresa de Água e Saneamento de Benguela);
      2. EASL (Empresa de Água e Saneamento de Lobito);
      3. Pré-pagos ENDE;
      4. EPAL.
      Telecomunicações: O utilizador tem acesso aos serviços relacionados com telecomunicações:
      1. Unitel (Carregamentos Directos);
      2. Tv Cabo;
      3. Zap Fibra;
      4. Angola Telecom (carregamentos de Internet e Voz).
      Companhias Aéreas: o utilizador tem a possibilidade de efectuar o pagamento dos seus bilhetes de passagem:
      1. TAAG.
      Educação e Ensino: o utilizador tem a possibilidade de efectuar os pagamentos das suas prestações de propina:
      1. Universidade Lusíada;
      2. UTANGA;
      3. Pangeia ISP;
      4. Colégio Angolano de Talatona;
      5. Universidade Católica de Angola.
      Distribuidoras:
      1. Sonangol Distribuidora;
      Pagamento de Cartão Fidelização: o utilizador tem a possibilidade de fazer o carregamento dos seus cartões do KERO:
      1. Carregamento de Cartão KERO.
  • Venda de Recargas
    • O cliente de determinada operadora tem a possibilidade de comprar recargas de forma a efectuar o carregamento do seu terminal telefónico.
    • Estão disponíveis  as seguintes entidades:
      1. Movicel (Recargas e Carregamento Directo);
      2. Unitel;
      3. Angola Telecom;
      4. Net One;
      5. Telo;
      6. BackBone;
      7. ZAP

Terminal de Pagamento Automático

  • Compras
    • O utilizador pode adquirir um bem ou serviço com um cartão de marca (MULTICAIXA, VISA, MASTERCARD) aceite no TPA
    • Para aceitação de diferentes marcas de cartões (ex: MULTICAIXA, VISA, MASTERCARD) o comerciante deverá contratar com o seu Banco de Apoio a aceitação dessas marcas
  • Devolução
    • O comerciante pode executar a devolução, total ou parcial, do valor de uma compra. Para que seja possível efectuar uma operação de devolução, é necessário: utilizar o mesmo cartão usado para efectuar a compra e o cliente ter na sua posse informação sobre a data e hora em que a compra foi efectuada.
  • Venda de Recarga
    • O cliente de determinada operadora tem a possibilidade de comprar recargas de forma a efectuar o carregamento do seu terminal telefónico.
    •  Estão disponíveis  as seguintes entidades:
      1. Movicel (Recargas e Carregamento Directo);
      2. Unitel;
      3. Angola Telecom;
      4. Net One;
      5. Telo;
      6. BackBone;
      7. ZAP.
  • Pagamento de Serviços
    • O cliente tem a possibilidade de pagar as suas facturas ou serviços por Número de Entidade, Número de Referência e Montante a pagamento das seguintes entidades:
      1. Pagamento de Facturas da Sonangol Distribuidora;
      2. Pós-pagos ENDE
  • Consulta de Saldo
    • Permite a consulta do saldo da conta associada ao cartão que está a utilizar, directamente no talão.
  • Consulta de Movimentos
    • Permite a consulta aos últimos 10 movimentos da conta associada ao cartão que está a ser utilizado.
  • Autorização a Crédito
    • A operação de autorização a crédito permite ao comerciante verificar a disponibilidade de crédito no cartão do cliente. A operação não tem impacto contabilístico.
  • Cancelamento de Autorização a Crédito
    • Permite cancelar uma autorização a crédito anterior. O cancelamento de autorização a crédito deve ser realizado antes de se efectuar a compra que se procurou garantir com a autorização a crédito. A operação não tem impacto contabilístico.
  • Autorização e Compra após Autorização
    • Permite ao titular do cartão bancário a compra de bens em estabelecimentos com terminais outdoor a partir da conta associada ao cartão de montantes que sejam autorizados pelo Emissor.

Canal H2H

  • Pagamento de Serviços
    • Canal que possibilita aos clientes das instituições bancárias - através do internet Banking e mobile Banking disponibilizado pelas suas instituições bancárias - acederem a funcionalidades de Pagamento de Serviços disponibilizada na Rede MULTICAIXA